Província do Bié

Bié é uma província de Angola com 70 mil314 km² e aproximadamente 1.794 000 habitantes.

Além da capital, Kuito, tem oito municípios: Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Kuito e Nharea

Bié tem aproximadamente o tamanho de países como Portugal ou República Checa, fica no Centro de Angola, faz fronteira com o Kwanza Sul a Noroeste, a Norte com Malanje, a Nordeste com a Lunda Sul, a Este com Moxico, e a Oeste com Huambo e Huíla.
O rio Kwanza nasce nesta província, assim como grande parte dos rios do país. Com isso a província adquire grande potencial hidroeléctrico.

O clima é húmido e quente, as temperaturas variam de 19 a 21ºC e existem 2 estações: de Outubro até Abril, quente e chuvoso, e entre Maio e Setembro, seco com temperaturas médias de 2 e 10ºC nos meses de maior frio e 18 a 25 nos mais quentes.

Bié tem muitas etnias, com destaque para a dos Bieno, um subgrupo dos Ovimbundu, cujo nome tem relação com o da província, de grupos Côkwe que, na sua migração a partir do nordeste de Angola chegaram até à província e de pequenos povos enquadrados na categoria etnográfica Ganguela, como os Lwimbi.

Comentários

Deixar uma resposta