Diferença entre conferência, seminário, congresso, convenção, debate, fórum, painel, simpósio e workshop

Pode parecer  difícil encontrar diferenças entre conferência, seminário,  congresso,  convenção, debate, fórum, painel, simpósio e workshop, por todos  reunirem público para partilhar  informações  e conhecimento, mas existem pequenos detalhes que fazem a diferença.

CONFERÊNCIA: A origem da palavra vem do latim com ferre (reunir).Exposição feita por autoridade em determinado assunto para grande número de pessoas. Exige a presença de um presidente de mesa para condução dos trabalhos.  Numa conferência, um  especialista desenvolve um determinado tema, com  tempo previamente estabelecido. Os apartes não são permitidos e nem existe debate no fim da exposição.

SEMINÁRIO: A origem da palavra vem do latim sémen (semente). Um ou mais expositores apresentam vários aspectos de um determinado assunto. A ideia é somar informações e experiências. O objectivo é a transmissão, actualização, debate, divulgação ou apresentação de novos conceitos e técnicas centradas num tema básico, que pode ser desdobrado em subtemas.

É uma sequência concentrada de actividades com fim específico de desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio do trabalho. A duração vai de 4 a 8 horas diárias, durante uma, ou várias semanas.

CONGRESSO: Expositores de diferentes sectores da sociedade discutem um mesmo tema com profundidade. Propõem o debate aberto com o público e chegam a conclusões, registadas num documento final com resoluções.

CONVENÇÃO: É um instrumento importante que as empresas utilizam para estimular o seu corpo de funcionários. Tem a mesma estrutura de um  congresso, embora, neste caso,   haja ligação entre os participantes. Em  geral, a convenção termina com um evento social  (jantar,  show,  etc.).

DEBATE: Discussão, entre duas ou mais pessoas de opiniões divergentes, sobre um tema ou assunto. Exige a presença de um mediador, que estabelece e controla o tempo de exposição de cada orador. O publico pode ou não participar e o debate pode ser transmitido em veículos de comunicação como acontece com os debates políticos.

FÓRUM:  Um tema mestre é abordado numa reunião menos formal, onde há livre manifestação de ideias  e interacção entre palestrantes e público.

PAINEL: Especialistas  apresentam  diferentes  pontos  de vista  a respeito de um  mesmo tema debatido em plenário.  O tempo de cada expositor é estabelecido previamente.

SIMPÓSIO: Visa informar as  novidades sobre determinado assunto ou sector. O  público não participa mas pode apresentar dúvidas e pedir esclarecimentos no fim da exposição.

WORKSHOP:  Tem carácter de treinamento.  Consiste em  aprofundar  uma discussão sobre temas  específicos e,  para tal,  apresenta casos práticos. O público participa intensamente.

 

Comentários

Deixar uma resposta