Coisas que estudantes mais desejam nas universidades

Os estudantes sentem falta de professores com pedagogia suficiente para leccionar correctamente as cadeiras em que são titulares, de mais livros nas bibliotecas e de quadros de Honra nas Universidades para a promoção da competitividade e da excelência.

Também sentem falta de mais comunicação e solidariedade com o corpo directivo das Universidades e de algumas necessidades básicas.

Mais investigação, mais aulas práticas e mais competitividade entre os estudantes das diferentes Universidades também são desejos dos estudantes universitários, de acordo com uma sondagem do CeAAc, que entrevistou vários estudantes da Universidade Independente de Angola, tendo como ponto de partida a seguinte pergunta: O quê que os estudantes universitários mais desejam?

IMG_0461

Nerú Floriano

Nerú Floriano Sandanda, comunicação social, 4º ano

Os estudantes sentem falta de professores com pedagogia suficiente para leccionar correctamente as cadeiras em que são titulares. Alguns professores sabem e entendem da matéria mas não têm a arte de ensinar, ou seja, não têm habilidades de passar a informação e acabam por dificultar os discentes ao imporem regras ou métodos anti-pedagógicos.

Também há a falta de livros nas bibliotecas. Grande parte das Universidades apresentam bibliotecas pobres e insuficientes para cobrir a demanda de alunos. A falta de livros tem dificultado muito os estudantes na obtenção de matéria.

Outro problema é a falta de ”quadro de honra” em algumas universidades, o que acaba por enfraquecer a competição  entre alunos, que é bastante importante por promover a competitividade e a excelência.

Inês Lima, 3º ano, engenharia informática.

Inês Lima

Inês Lima

 

Há carências de livros nas bibliotecas e de salas de Internet, o que  dificulta na pesquisa ou investigação científica. As faculdades têm de ouvir os estudantes de cada área para procurarem saber o quê é que estes precisam para poderem resolver essa situação.

IMG_0418

Justino Alferes

Justino Alferes, 4º ano, Ciências da Comunicação 

Há insuficiências de necessidades básicas e alguma falta de comunicação e de solidariedade entre as Universidades e os estudantes. Há casos em que um aluno tem problemas financeiros sazonais e é impedido de fazer provas, o que provoca embaraço no estudante. Penso que tinha de existir uma autocrítica interna. A actividade académica é um desafio.

IMG_0438

Helena Bengue

 

Helena Bengue, 4º ano, Direito

Falta mais investigação, mais interacção através de palestras e de aulas práticas. A prática é a base da perfeição e sem ela somos formados com lacunas que podem prejudicar-nos no futuro.

IMG_0442

Sangul Cazua

Sangul Cazua, 4º ano, Direito

Precisamos de concursos, competições e debates entre estudantes de diferentes faculdades para medir até que ponto os conhecimentos são transmitidos e o grau de aprendizagem dos discentes. Também precisamos de fazer o balanços periódicos dos desempenhos das faculdades para sabermos onde estamos mal e precisamos melhorar.

Comentários

Deixar uma resposta